Ter independência funcional e autonomia é algo que todos valorizam ao longo da vida. Na velhice não é diferente. Mais de um terço das pessoas idosas sofrem pelo menos uma queda ao ano. Aquelas que caem mais de uma vez têm cerca de três vezes mais chance de cair novamente.
As lesões decorrentes das quedas geram significativas limitações físicas e psicológicas aos idosos. Os custos relacionados ao seu tratamento são substanciais e tendem a aumentar nas próximas décadas com o crescimento da população idosa no Brasil e o fato de que os idosos estão ano após ano vivendo mais.
Chama atenção o fato de que a América Latina é a região que mais rapidamente envelhece hoje no mundo – o que implica em desafios importantes na implantação de políticas públicas que possibilitem a longevidade com melhor qualidade de vida.
Considerando esse tema, nesta segunda-feira, 16, a partir das 14h, no Centro Comunitário “Antonia Moretti Gonçalves” a Secretaria de Saúde realizará um importante encontro para tratar desse tema, e que é aberto a pessoas a partir de 50 anos e todas as demais interessadas.
No encontro haverá a participação de uma podóloga abordando o tema do cuidado com os pés dos idosos. Haverá atividade física e, ao final, será servido um lanche. De acordo com a interlocutora do idoso em Tupi Paulista, Alvina Severino de Souza, o evento é direcionado aos idosos, porém é aberto a todos os interessados.