Já chegam a 48, o número de casos positivos de dengue no município de Flórida Paulista, segundo o último balanço divulgado pela Vigilância Sanitária. São 29 casos confirmados na zona urbana e 19 no distrito do Indaiá do Aguapeí.
A confirmação de casos deste 1º semestre, já é maior que do ano passado, quando houve o registro de 46 casos da doença.
De acordo com Irene Duarte, responsável pelo setor, os casos de dengue foram registrados antes da campanha de dedetização, que ocorreu de 26 de maio a 20 de junho, em todo o município. “Depois que foi passado o veneno nos quintas das residências não tivemos mais nenhum registro da doença”.
As agentes comunitárias de saúde são as responsáveis pela fiscalização periódica nas residências, a fim de detectar os locais de infestação. As profissionais prestam a orientação necessária e fazem a averiguação nos locais com maior índice de proliferação do mosquito, para que em seguida, seja feita a pulverização nos locais a fim de eliminar os criadouros.
Segundo Irene, desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações no sentido de conscientizar a população sobre a proliferação do mosquito transmissor da dengue, com a entrega de panfletos informativos e a distribuição de mudas da planta crotalária, que ajuda no combate ao mosquito.