“Estamos preparados para oferecer ao mundo um maravilhoso espetáculo”. Foi com essas palavras que a presidente Dilma deu a largada à celebração máxima do esporte mais popular do mundo: o futebol! A contagem regressiva terminou e, nessa competição, o turismo deve fazer maravilhas, um verdadeiro gol de placa.

Com quase 3 milhões de ingressos vendidos, o turismo vive uma fase de expectativa para receber torcedores entre 12 de junho e 13 de julho, dia da final, no Maracanã. Só no Rio de Janeiro, espera-se receber 400 mil estrangeiros e 450 mil turistas nacionais.
Mas ainda há muita gente vendo a bola rolar quadrada no país do futebol. A esperada festa foi substituída pela tensão e ceticismo. Além disso, muitos brasileiros não conseguiram ingressos e estão engrossando a fileira de torcedores que trocaram as cadeiras numeradas dos estádios pelos assentos nos vôos, no sentido reverso, para fora do Brasil. E qual melhor oportunidade de vivenciar o nacionalismo e a cultura, em estado latente, dos outros países?!
Buenos Aires emplaca sempre entre os primeiros destinos mais visitados pelos brasileiros e pode ser uma boa oportunidade para azarar os nossos maiores adversários. A desvalorização da moeda argentina tem tornado as viagens ao país incrivelmente baratas. A capital argentina é, principalmente, um convite de passeio a dois. Os destaques turísticos são a Rosedal dos Bosques de Palermo, os cafés na Recoleta, a paisagem e gastronomia do Puerto Madero, um passeio de barco no Rio Tigres e, claro, o show de tango. As comemorações da vitória, nesse país, serão regadas a muito bom vinho!
É importante estar atento às promoções de passagens que já estão sendo anunciadas. Tem para o outro lado do hemisfério, também! As companhias aéreas, que trazem estrangeiros para o mundial, querem certificar-se de que esses aviões não voltem vazios aos seus países.
Ainda dá tempo de viajar e virar o jogo, seja para evitar os transtornos da competição mundial ou aproveitar as promoções do período. Assistir aos jogos da telinha, em outro país, sob as diretrizes dos nossos narradores brasileiros (ou não) será uma experiência única. Acredite nesse espetáculo mesmo fora dos estádios!

*diretor da Agência de Viagens