Com certeza, os moradores da cidade não têm o que comemorar, nos primeiros dias de junho. No setor da saúde, o Ministério Público ingressou com ação civil para a contratação de médicos, pela Santa Casa. No aspecto da segurança, pelos menos dois assaltos em via pública. Em termos de trânsito, campanhas que buscam diminuir o número de acidentes, com ou sem vítimas, no município. Sem contar as ocorrências envolvendo traficantes e usuários de drogas.
Calamidade nacional
Infelizmente, o caos no setor da saúde não é ‘privilégio’ local. A falta de profissionais nas Santas Casas e nos hospitais públicos se verifica em quase todo o país. O problema se agrava ainda mais em termos de plantão. Além de enfrentar longas filas, os pacientes nem sempre recebem os cuidados de especialistas. A crise crônica dos hospitais e baixos salários pagos contribuem para uma situação insustentável.
Começou a festa
Ontem de manhã, o ginásio de esportes “Watal Ishibassi” foi palco da cerimônia de abertura dos Jogos Abertos do Idoso, em Presidente Prudente. Um dos principais eventos do governo tucano voltado para a 3ª Idade, reúne cerca de 13 mil atletas de 221 cidades do estado. Dracena está na luta por medalhas no atletismo, coreografia, damas, dança de salão, tênis de campo e de mesa e voleibol.
Do sonho à dura realidade
Em sua estada em Lisboa, o cantor Ney Matogrosso concedeu ácida entrevista sobre o Brasil à tevê portuguesa RTP. E apresentou um país muito diferente daquele que havia sido pintado por Lula numa entrevista à mesma emissora, duas semanas antes. Ney disse que há “um enorme desconforto” dos brasileiros com “os bilhões de reais” gastos pelo governo nos estádios da Copa. Afirmou que muitos virarão “elefantes brancos”. Em contraposição, declarou que o brasileiro não vê seus impostos serem revertidos em serviços públicos de qualidade.
Não economizou nas críticas
Antigo defensor do governo petista, o artista criticou a educação precária e o transporte público “horroroso”. Nos hospitais, disse ele, “as pessoas estão sendo jogadas no chão, em cima de um paninho”. Ecoou as faixas de junho: “Como é que o povo pode estar satisfeito com isso, porque é tudo padrão Fifa? Que seja padrão Fifa para o povo brasileiro e não para a Fifa”.
O elenco é muito fraco
Pelo visto, o PP está carente de representantes para as inserções no chato horário eleitoral gratuito da tevê. Mais uma vez apelou para o discurso fascista do deputado Paulo Maluf, condenado por vários crimes. Agora, só falta convocar o juiz Lalau.
Tri com muita transpiração
Em 7 de junho de 1970, há 44 anos, o Brasil teve que suar a camisa para derrotar a Inglaterra por 1 a 0, na Copa do México. O gol solitário foi de autoria de Jairzinho, após jogada genial de Tostão e Pelé. Se a memória não trai o jurássico responsável por este espaço, naquele dia fazia muito calor nesta microrregião, razão pela qual caiu pesada chuva de granizo, afetando muitas culturas e causando prejuízos a residências.
Quem tem, tem medo
Assustados com as notícias de assaltos a turistas e flechadas de índios contra policiais, nos últimos dias, os dirigentes da seleção norte-americana resolveram tomar providências extras, para evitar contratempos maiores durante a Copa no Brasil. Convocaram Sylvester ‘Rambo’ Stalone, Arnold Schwarzeneger, Chuck Norris, John Wayne, He-Man e a Mulher Maravilha para dar segurança aos atletas e demais membros da comitiva.
andreo@portalregional.net.br