Enquanto as festas juninas estão a todo vapor, lojas especializadas e supermercados trabalham em ritmo acelerado com uma seleção especial de produtos para atender o aumento no consumo de alimentos típicos neste período. 

Os supermercados costumam tirar os tradicionais produtos das prateleiras e colocá-los em destaque em barracas decoradas com bandeirinhas com marcas e ofertas especiais para atrair os consumidores. Entre os produtos que mais se destacam estão os grãos como, pipoca, canjica e amendoim e doces como paçoca, pé de moleque, doce de leite.
Para aqueles que seguem a tradição e preferem fazer suas próprias receitas, os supermercados também realçam produtos como, achocolatados, creme de leite e farinha de milho. De junho até meados de agosto, a venda desses alimentos aumenta em 50% comparados aos outros meses do ano.
Os comerciantes ainda afirmaram que os jogos da Copa do Mundo não irão interferir negativamente nas vendas para as festas juninas, pelo contrário, irão impulsionar a venda de petiscos como, pipoca e amendoim, além das bebidas, contou Edilson de Camargo, gerente do Supermercado Troyano.
Para Olair Mantovanelli, gerente do Supermercado Ikeda, os dias frios que chegaram antecipadamente neste ano contribuíram com o aumento na procura, uma vez que, pessoas têm mais necessidade de comer alimentos mais calóricos e quentes nesta estação. E engana-se quem pensa que somente os alimentos industrializados são destaques nas gôndolas.
Os hortifrutis estão sendo reabastecidos constantemente com batatas doce, gengibres e com o tradicional milho verde, muito encontrado nas festas caipiras.
Wagner Cristiano de Oliveira, proprietário da Embalagens Distribuidora Real, disse que além da grande procura por doces caseiros, a venda de embalagens para pipoca, cachorro quente e copos descartáveis também cresce significativamente nessa temporada. Contudo, apesar do aumento na procura, os consumidores estão surpresos com a elevação nos preços desses produtos. “O jeito é variar e optar pela marca mais em conta”, mencionou um dos consumidores.
FOGOS – Por outro lado, mesmo com muitas comemorações neste mês, as vendas de fogos de artifícios estão devagar. Segundo o sócio-proprietário da Art Pesca, Gustavo Nenartavis, houve diminuição nas comemorações de festas caipiras, e vem reduzindo ano após ano. “Mesmo com a chegada do mês de junho, não houve aumento na comercialização dos artifícios”, ressaltou. O empresário acredita que o movimento possa crescer com a Copa.