A Secretaria de Saúde de Lucélia está realizando cirurgias de cataratas desde o mês de junho, com o objetivo de reduzir o número de pessoas na lista de espera e ampliar o atendimento aos usuários que necessitam deste procedimento, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A estratégia faz parte de uma ação da Divisão Regional de Saúde (DRS) de Marília que disponibilizou 233 vagas para portadores de catarata dos municípios de Lucélia (150), Adamantina (50), Mariápolis (15), Inúbia Paulista (12) e Sagres (06).
Todas essas cirurgias estão sendo realizadas em Lucélia no Hospital de Olhos Alta Paulista, com o médico oftalmologista Francisco Carlos Lopes.
“Um de nossos objetivos é diminuir o número de pessoas que necessitam deste tipo de cirurgia”, disse o secretário municipal de Saúde, Aparecido Pelloso. “Acreditamos assim, na melhora da qualidade de vida. Ações como estas são excelentes e deveriam acontecer com mais frequência, inclusive em outras especialidades. A parceria sintonizada entre o município, Estado e o Hospital de Olhos é fundamental para o sucesso do mutirão”, afirmou.
De acordo com a diretora de Saúde de Lucélia, Tatiana Tazinazzo Coelho Costa, os participantes do mutirão para cirurgias de catarata participaram de triagem iniciada com atendimento clínico no Centro de Saúde, em seguida, por oftalmologista e, identificada a necessidade, serão encaminhados para cirurgia.
“Toda essa ação é realiza sem qualquer ônus ao paciente que deverá fazer toda tramitação pelo SUS até o encaminhamento para a cirurgia”, lembrou Tatiana.
O oftalmologista Francisco Lopes falou da importância da parceria com o SUS e da gratidão em poder colaborar para a melhora na qualidade de vida das pessoas.
“Nosso trabalho também pode ser caracterizado como uma ação social, pois notamos a carência da população e com esta parceria todos ganham”, enfatizou o oftalmologista.
O médico informou ainda, que a cirurgia é rápida e demora em torno de dez minutos. “É um procedimento que exige muita atenção, mas que devolve em minutos a autoestima. É honroso poder contribuir para a melhora na qualidade de vida das pessoas”.
CATARATA – A catarata é uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas, etc), mas a principal causa é o envelhecimento natural do olho.
Não existem colírios que retardem ou curem a catarata. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia. A cirurgia atualmente é feita com aparelhos modernos, chamados Facoemulsificadores. A recuperação da visão é rápida e quase sempre, completa.