Os agentes de saúde de Brasilândia (MS) passaram por capacitação sobre saneamento básico, no dia 24, no Anfiteatro Ramez Tebet. O trabalho foi realizado pelo engenheiro ambiental Jorge Henrique Olivi de Paula, da Eco Soluções, e a abertura contou com a presença do prefeito Jorge Diogo e dos secretários municipais de Saúde, Oziel Soares, e de Serviços Urbanos, Donizeth Rodrigues.
Na abertura, o prefeito Jorge Diogo falou da importância da capacitação sobre saneamento básico e comentou o empenho da prefeitura para cumprir os prazos para acabar o lixão e começar a utilizar o aterro sanitário. “Temos cumprido os prazos. Algumas situações não dependem do município. É um assunto complexo e essa capacitação é importante para orientar vocês a como mudar a cultura das pessoas, a fazer a educação ambiental. Nós estamos aqui para ajudar. Apoio logístico nós temos”, disse Jorge Diogo.
Já o secretário de Saúde considerou que mudar o hábito da população é um trabalho árduo, e pediu que os agentes de saúde façam esse importante trabalho, de levar o conhecimento à casa de todos os munícipes.
Na área de Serviços Urbanos, Donizeth comentou o trabalho que está sendo desenvolvido para ampliação e aperfeiçoamento do trabalho da Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (Assobra). Segundo ele, a Prefeitura tem dado todo o suporte necessário para que a coleta seletiva seja cada vez mais eficiente e destacou que os agentes sobrevivem daquela atividade. “Todo material ali é dinheiro”.
Antes de iniciar a capacitação, o engenheiro ambiental ressaltou que os agentes de saúde têm papel fundamental na prevenção de doenças, assim como, o saneamento básico, que é fundamental para esta prevenção. “O serviço de vocês já é primordial e agora terão mais essa missão, de levar o conhecimento às pessoas para destinação correta do material. Hoje, vocês terão a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto para que estejam preparados para orientar a população”, afirmou Jorge Henrique.