A Seleção Brasileira que disputa o Campeonato Mundial de Atletismo de Juvenis em Eugene, nos Estados Unidos, de 22 a 27 deste mês, tem dois atletas representantes da ‘Cidade Joia’, Lucas Marcelino e Izabela Rodrigues da Silva viajaram com a delegação brasileira no último dia 16 e iniciaram as competições da prova do salto em distância na terça-feira, 22.
A Seleção Brasileira é formada por 23 atletas (12 homens e 11 mulheres), que já estão em processo de adaptação para a disputa do Campeonato Mundial de Juvenis, competição que reúne cerca de 1,6 mil atletas, de quase 200 países.
As competições ocorrem na Universidade de Oregon, em Eugene, a partir de terça-feira, no tradicional Estádio Hayward Field, sede das seletivas norte-americanas de atletismo para as Olimpíadas de 2008, em Pequim, e de 2012, em Londres. É a primeira vez que o Mundial de Juvenis será realizado nos Estados Unidos.
O evento já contou com a participação de alguns dos principais atletas da atualidade, como o jamaicano Usain Bolt, a norte-americana Allyson Felix e o queniano David Rushida. Por isso, há a expectativa de que os destaques desta competição de Eugene participem dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
LUCAS MARCELINO – Especialista no salto em distância, Lucas acumula uma vasta galeria de títulos: quatro Brasileiros, um Sul-americano, medalha dourada no Bauhaus Júnior, na Alemanha e por fim o maior dos feitos, a vaga no Mundial da categoria.
Quem o vê hoje, não imagina o difícil começo em Adamantina, na Nova Alta Paulista. “Foi bem complicado. Apenas a partir de 2012 consegui me destacar em São Paulo, onde moro hoje até. Nunca é fácil ser um esportista, mas se deve ter força de vontade”, afirma. “É um sonho chegar nessa condição e ir até um campeonato mundial, com os melhores. Daqui para frente, a ideia é trilhar um longo caminho até uma vaga nas Olimpíadas”, complementa Lucas.
IZABELA RODRIGUES – Com apenas 18 anos, é outra revelação do técnico Domingos Carmo Rocetão, e começou sua carreira profissional no IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), um dos núcleos de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul.
Campeã Pan-americana juvenil, campeã Sul-americana e recordista sul-americana juvenil no lançamento do disco, campeã Sul-americana juvenil e recordista sul-americana menor no arremesso do peso, foi eleita a melhor atleta do Campeonato Brasileiro de Juvenis Interseleções, disputado nos dias 28 e 29 de junho no Estádio Willie Davids, em Maringá-PR.