O lateral Philipp Lahm, de 30 anos, não vai mais atuar pela seleção da Alemanha. A informação foi anunciada em comunicado da DFB (sigla no idioma local para Federação Alemã de Futebol) nesta sexta-feira, 18. Lahm deixa o time alemão logo após conquistar o tetracampeonato mundial no Brasil, com a vitória sobre a Argentina na prorrogação por 1 a 0 no último domingo, 13. O jogador foi o capitão da equipe e ergueu o troféu no Maracanã.

Na nota, o presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, agradeceu ao jogador pelos serviços prestados à seleção alemã. “Philipp me chamou esta manhã e me informou pessoalmente sobre este passo. Na conversa, eu percebi rapidamente que seria inútil tentar convencê-lo a voltar atrás na decisão. Ele não apenas foi um grande jogador, mas um modelo absoluto para todos sempre. Agradeci por tudo o que ele fez pela DFB”, afirmou o dirigente.
Mais tarde, Lahm também publicou comunicado no qual agradeceu a todos os funcionários da federação pelo trabalho ao longo de dez anos, “um tempo maravilhoso”, como ele definiu.