A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Dracena promove amanhã, 28, na sede da instituição, café da manhã especial em homenagem ao Dia do Agricultor, a partir das 9 horas.
A data foi instituída no centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi o responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor era responsável pelo crescimento econômico do País.
Parte da história e evolução da humanidade tem de ser remetida ao agricultor, aquele que planta o alimento para toda a população.
Para Luis Alberto Pelozo, diretor técnico regional da Cati Dracena, não só neste dia, mas em todos os meses, é necessário lembrar-se de valorizar aqueles que trabalham de sol a sol edificando a agricultura paulista e brasileira, sem muitas vezes receberem o valor merecido pelos seus esforços. “A evolução social e as transformações sofridas por essa categoria têm trazido benefícios à produção de alimentos com mais qualidade. Isso faz do agricultor um trabalhador, empresário, empreendedor fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, disse.
Pelozo salientou ainda, que “A agricultura, antes de ser uma empresa, é o espaço de morada da família do agricultor. Precisamos de produtores e empresários rurais que incentivem seus filhos a serem agricultores, fazendo a sucessão dentro da propriedade, uma vez que, foi da agricultura que os homens e mulheres do campo tiraram o sustento e a formação da família”.
A Cati com seus programas, projetos e ações desenvolvidas, através de suas 40 regionais e 594 Casas da Agricultura, são direcionados aos agricultores que necessitam de apoio para o desenvolvimento de suas atividades. “Nosso objetivo é promover a inclusão social e a geração de renda para as comunidades rurais. Para tanto, precisamos atuar de forma direcionada e eficaz, no sentido de potencializar o desenvolvimento rural com sustentabilidade. O papel da Coordenadoria, como instituição governamental, é fazer com que as políticas públicas, as pesquisas e tecnologias cheguem ao agricultor, principalmente àqueles que mais precisam”, informou o diretor técnico.
Através do Escritório de Desenvolvimento Rural de Dracena e as Casas da Agricultura da Regional, Pelozo parabenizam todos os agricultores de Dracena e região.