A vitória da Alemanha por sete a um contra o Brasil foi uma humilhação inesquecível para os brasileiros. Em todos os cantos da cidade, já não se vê como antes as cores verde e amarelo espalhadas nos carros, casas e principalmente vitrines de lojas do comércio.
Com a desclassificação, os consumidores ficaram desanimados e sem motivos para comemorações. Muitos estabelecimentos já encaixotaram a sobra do estoque de artigos para a Copa. Outros preferiram apostar na venda desses produtos até amanhã, 12, quando o Brasil e Holanda disputam o terceiro lugar do campeonato. A maioria dos empresários disse que o Mundial veio para aumentar as vendas e mesmo que parte dos produtos não tenha sido vendida, o período foi excelente para o setor.
“A maior venda aconteceu antes do primeiro jogo do Brasil”, falou uma das gerentes. Segunda ela, as vendas diminuíam a cada partida. Porém, desde o início os empresários adquiriam as mercadorias com cautela, dentro de suas possibilidades, para que não houvesse sobras em demasia. “Sobrou apenas cerca de 10% de todo o estoque adquirido”, ressaltou.
Camisetas e bandeiras foram às líderes em vendas. Nas prateleiras sobraram apenas algumas cornetas e chapéus. Até o final desta semana, o consumidor poderá encontrar esses produtos em promoção com até 50% de desconto, tudo para desobstruir o estoque. Segundo os comerciantes, os produtos que não forem vendidos até amanhã serão embalados e estocados para serem comercializados nas Olimpíadas em 2016.