Teve início ontem, 15, e encerra no dia 21 de agosto, o prazo de cadastro para o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no primeiro ou segundo turnos das Eleições 2014, votar em trânsito.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, o voto em trânsito é válido somente para candidatos a presidente e vice-presidente da República. “A eleição em trânsito só será realizada em cidades com mais de 200 mil eleitores”, esclarece.
Para se cadastrar, Auresco explica que o eleitor tem até 21 de agosto para comparecer em qualquer Cartório Eleitoral do país, informar a cidade onde irá votar e preencher o requerimento.
É necessário que o eleitor apresente o título eleitoral e um documento com foto. O serviço é gratuito, das 12h às 18h, nos cartórios eleitorais.
Com o cadastro efetivado, o nome do eleitor irá constar nas seções especiais do voto em trânsito, previamente organizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
DESISTÊNCIAS – O chefe do Cartório também faz um alerta. “O eleitor que desistir do voto em trânsito e preencheu o requerimento deve comunicar a Justiça Eleitoral com antecedência, no mesmo prazo do cadastro (até 21de agosto). Caso contrário, o seu nome não irá constar na seção da sua cidade de origem e ele terá que justificar a ausência na eleição”, explica Auresco.
O primeiro turno das eleições desse ano ocorre no dia 5 de outubro e o segundo turno, dia 26 de outubro.