A lesão do jogador Neymar, no jogo entre Brasil e Colômbia foi um dos temas mais comentados nesta Copa do Mundo. Entretanto, de acordo com a fisioterapeuta Priscila Gonçalves da Shopfisio – empresa de fisioterapia, fitness e estética – de Mogi Guaçu, a fratura na terceira vértebra lombar não foi causada diretamente pela joelhada do colombiano Zuñiga, mas sim como consequência do impacto pela contração dos músculos do abdome e lombar do próprio Neymar no momento da pancada.
“A resposta do organismo de Neymar ao choque foi uma contração muscular muito rápida e intensa no transverso do abdome, o que ocasionou a fratura da vértebra”, afirma Priscila. Estudos da área da saúde apontam que este tipo de reação é involuntária e tem como função evitar lesões mais graves em órgãos como os rins, ureteres e baço.
De acordo com o especialista, estudos na área comprovam que este tipo de fratura não é rara e pode ocorrer a qualquer um – atleta ou não atleta – desde que haja um trauma violento na coluna vertebral. Neymar teve sorte. “O atleta tem uma musculatura que responde mais rapidamente do que uma pessoa normal saudável, e que o protegeu de uma lesão mais grave”.