Os mesários convocados para trabalhar na eleição de 5 de outubro, em Dracena e Ouro Verde, compareceram quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, no Cartório Eleitoral para assinarem suas nomeações, permanecendo à disposição da Justiça Eleitoral.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco foram convocados aproximadamente 600 mesários dos dois municípios para o dia das eleições a presidente, vice, governador, vice, senadores, suplentes, deputados estaduais e federais.
A convocação da Justiça Eleitoral é obrigatória. “Os mesários receberam os comunicados da Justiça Eleitoral pelos Correios”, informa o chefe do Cartório de Dracena, Moacir Auresco.
Assim que for nomeado, o mesário que não puder atender a convocação para trabalhar no primeiro turno e no segundo turno, caso venha ocorrer, tem cincodias para apresentar a justificativa de dispensa.
Auresco ressalta que para ser dispensado, é necessária uma justificativa que realmente comprove a necessidade. A partir da nomeação, o mesário ficará à disposição da Justiça Eleitoral para os treinamentos e comparecimento nas seções de votação no dia da eleição.
TREINAMENTO – O treinamento dos mesários de Dracena e Ouro Verde, será realizado no Cartório Eleitoral, dia 19 de setembro. O mesário terá direito a dois dias de folga no serviço, a cada dia de trabalho para a Justiça Eleitoral.
PROIBIÇÕES – A propaganda eleitoral está permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o último dia 6 (domingo), porém com restrições. “Fica proibido ao candidato, a distribuição de brindes, como chaveiros, bolas e camisas de times de futebol, canetas”, entre outros, explica Auresco.
A propaganda nos muros é autorizada apenas em imóveis particulares. “Mesmo assim, não pode haver cobrança pelo espaço utilizado”, reforça o chefe do Cartório. As pinturas em muros não podem ultrapassar o espaço de 4 m2.