Poucos sabem, mas Ordem dos Advogados do Brasil em Dracena, foi a 49ª Subseção a ser instalada no Estado de São Paulo. Para se ter uma ideia deste feito basta lembrar que importantes cidades como Guarulhos (57ª), Avaré (67ª), Olímpia (74ª), Ubatuba (119ª) e Mairinque (235ª) vieram depois, assim, a Subsecção de Dracena é contemporânea de cidades como Americana (48ª) e Araçatuba, aliás, esta última merece um destaque, haja vista que; a Subsecção de Dracena foi desmembrada daquele município da Noroeste.
A efetiva instalação ocorreu em 22/06/1974 em reunião solene ocorrida no Clube dos Advogados de Araçatuba onde estiveram presentes os advogados Raja Sudahia, João Holmes Lins, Magid Zacarias, Antonio Bérgamo de Andrade, Georg Manfred Platzeck, Candido Marques da Costa, José Custódio e Germano Vitor Coelho. José Vialle, à época jornalista e atualmente advogado foi cobrir a reunião que oficializou a criação da Subseção de Dracena por ato do Dr. Cid Vieira de Souza, Presidente da Seção Paulista na OAB na oportunidade. A primeira diretoria foi composta por Dr. João Holmes Lins (Presidente), Magid Zacarias (Vice-presidente), Georg Manfred Platizeck (Secretário) e José Custódio (Tesoureiro).
A recém empossada diretoria contou ainda com o apoio do Juiz de Direito da Comarca Dr. Oswaldo Breviglieri que não mediu esforços para que a OAB tivesse seu espaço dentro do Fórum garantindo ao cidadão o acesso técnico à justiça. De lá para cá muita coisa aconteceu pensamentos mudaram, governos passaram, mas a OAB segue seu propósito principal de guardiã da Constituição Brasileira. Falando assim (guardiã da constituição),transmite-se uma ideia dealgo abstrato, mas, é no dia-a-dia, no seu trabalhado muitas vezes pouco notado que o advogado faz com que o cidadão tenha seus direitos constitucionais respeitados. Nesses 40 (quarenta) anos a OAB-Dracena/SP, através de convênio da assistência judiciária com a Defensoria Pública e anteriormente com Procuradoria do Estado presta assistência jurídica ao cidadão que não pode pagar advogado e suportar as custas do processo, numa média de 200 atendimentos mensais em espaço dotado de total acessibilidade, tanto que a denominação oficial da sede da Subseção é Casa do Advogado e da Cidadania, aliás, o desenvolvimento da cidadania e conscientização constitucional, com palestras em escolas (através do projeto OAB vai à Escola), com organização da sociedade civil (através da regularização jurídica dos estatutos das associações de bairro), com auxílio em procedimentos de guarda dos idosos (junto aos asilos) e etc.., são metas permanentes. E, como a vida começa aos 40 (quarenta) a OAB é parceira do projeto que visa a conscientização do trânsito dracenense que será lançada brevemente com o auxílio de demais setores da sociedade. Assim, através das suas diversas comissões a OAB participa da sociedade, e, seja em ambiente macro, ou em ambiente micro (local) a Subseção de Dracena parabeniza todos aqueles que colocaram o seu tijolo nos alicerces da história, especialmente aos pioneiros que cuidaram do embrião do que chegamos hoje.