As obras de construção da via marginal à rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho que liga a cidade ao campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Dracena, estão em andamento, com execução de terraplanagem, retirada de cercas das propriedades, entre outros serviços.
A marginal com mais de dois quilômetros de extensão, começa nas proximidades da empresa Vidrosul e segue até o campus da Unesp, começou a ser construída há cerca de um mês, segundo o secretário municipal de Obras, Aparecido Celestino.
Houve atraso no início da obra, devido às negociações entre proprietários e a Prefeitura para doações de terrenos utilizados na marginal. Parte dos proprietários não concordou com as doações.
A Prefeitura ingressou na Justiça e depositou recursos no valor de R$ 500 mil para obter a desapropriação dos terrenos restantes. Após o acordo judicial, as obras tiveram início pela empreitera Sobrenco que realiza a reforma da SP-294 no município de Dracena.
Celestino informou que estão sendo retiradas cercas das propriedades, realizando serviços de terraplanagem, aumentando uma galeria pluvial existente no trecho da via. Em alguns locais, já está aplicada a lama asfáltica para posterior pavimentação.
O secretário de Obras explicou ainda que os serviços seguem o cronograma de obras da empreiteira que prevê a conclusão até o final de agosto.
A construção da via marginal é um pedido das autoridades de Dracena, direção e alunos da Unesp para garantir a segurança dos usuários que precisam utilizar a SP-294 para ir e retornar ao campus.
TREVO PRINCIPAL – Segundo o secretário, nos próximos dias, deve estar liberado o trânsito no trevo principal de entrada e saída e Dracena, pela avenida Washington Luiz para a SP-294.
“O prefeito José Antonio Pedretti também está reivindicando ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a instalação de grades na passarela construída no viaduto do novo trevo para evitar acidentes com os pedestres”, explicou Celestino.