Nos dias 17 e 18 de julho, o orientador social do Creas, Rafael Teixeira, participou do curso de Formação em Medidas Socioeducativas, promovido pela “Adets Capacitação e Desenvolvimento Profissional”, na cidade de São Paulo.
O curso foi ministrado pelo professor Mauro Di Domenico, psicólogo, MBA em Gestão Estratégica do Terceiro Setor, pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Violência doméstica contra crianças e adolescentes.
No curso, os participantes puderam aprender pontos importantes da realidade das medidas socioeducativas determinadas a adolescentes infratores, como o marco legal da Lei n. 12592/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), bem como os princípios e conceitos que integram as políticas públicas voltadas para essa causa.
“O objetivo da participação foi a discussão acerca do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, assunto que ganhou grande relevância pelos participantes, tendo em vista que os municípios devem elaborá-lo até o mês de setembro deste ano. Em suma, foi uma experiência única, sendo possível dividir a realidade local com as dos demais participantes que vinham de outras regiões do país como Paraná e Santa Catarina e, juntos, discutir ações efetivas voltadas para o aprimoramento das medidas socioeducativas em seus municípios”, afirma o orientador social do Creas.
CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.