Reunião realizada na última sexta-feira, 11, no Paço Municipal, envolvendo o secretário de Governo Reginaldo Fernandes, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luis Figueira e o advogado da prefeitura Ramblet Termero, definiu que serão implementadas ações ambientais em Tupi Paulista, como a distribuição de folders de conscientização do cidadão sobre as consequências de ligações indevidas de águas de chuva no sistema de esgotos da cidade.
De acordo com Luís Figueira, “o sistema de esgotos da cidade deve ser totalmente separado dos encanamentos de águas de chuvas, mas isso não acontece, pois em qualquer chuva nota-se que as tampas de esgotos estouram, evidenciando o problema”, explicou.
Ainda segundo Figueira: “as águas de chuva que inundam nosso sistema de esgotos, vão interferir diretamente nas lagoas aeróbicas, pois as bactérias que limpam as águas do esgoto acabam não tendo o tempo suficiente para trabalhar, causando mau cheiro e má qualidade das águas que vão para o Ribeirão Galante”.
O secretário de Governo pede a colaboração e a conscientização dos moradores. “Água de chuva não pode ser ligada ao esgoto. Além de ser uma ligação ilegal, ela também mexe com a saúde dos tupienses”, disse Reginaldo Fernandes.