Alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e estadual de ensino de Brasilândia (MS) participarão, a partir deste segundo semestre, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
A apresentação do programa teve início no dia 16, na Escola Estadual Adilson Alves da Silva; no dia 17, na Escola Municipal Antônio Henrique Filho e, no dia 18, na Escola Municipal Paulo Simões Braga, sendo a última citada, com a presença do prefeito Jorge Diogo; da presidente do Conselho Municipal de Antidrogas (Comad), a secretária de Assistência Social, Jô Silva; da coordenadora pedagógica Daniele Alpino, que representou a secretária de Educação, Débora Ladeia; e dos policiais militares Henrique Tavares e responsável pelo programa em Brasilândia, Alexandre Bueno.
No programa, está prevista a distribuição de 200 apostilas para os alunos do 5º ano e, no final, será realizada formatura quando todos receberão diploma e uma camiseta.
PROERD – O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares que ministram aulas para crianças do 5º ano do ensino fundamental, e que tem por objetivo, por meio de ações preventivas, orientá-las para a resistência ao aliciamento de usuários e traficantes.
A ideia original nasceu nos Estados Unidos, onde o programa é denominado de DARE (Drug Abuse Resistance Education) e foi adaptado para a realidade brasileira pelo Conselho de Comandantes Gerais das Policias Militares do Brasil.
São repassadas, aos estudantes, 12 lições com a utilização do Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana, com a utilização de recursos didáticos. O programa foi implantado em Mato Grosso do Sul no ano de 1997 e hoje está em mais de 60 município e já atendeu, desde a sua implantação, mais de 200 mil crianças.