O ferro velho e fábrica de materiais recicláveis “Apara e Sucatas Adamantina”, localizado no Residencial Eldorado II, foi atingido por um incêndio, que teria se iniciado em uma vegetação próxima ao local, na manhã de ontem, 3, por volta das 10h30. O incêndio provocou uma nuvem de fumaça intensa na cidade.
O prejuízo estimado é de R$ 200 mil, entre materiais como garrafas plásticas, papelão e uma máquina de prensar o material, que também foi queimada. A informação é de Francisco Roberto Libero, que é pai do proprietário da empresa, Márcio Libero. Também foram queimados dois barracões onde ocorria a separação dos materiais.
A empresa possui 12 funcionários e no momento do incêndio havia alguns deles trabalhando na separação dos materiais, no entanto, ninguém se feriu.
Para conter o fogo, foi necessário o trabalho de toda guarnição do Corpo de Bombeiros local, com oito viaturas; caminhões pipas de usinas da região; da Construtora Sanches Tripoloni e também da Prefeitura de Adamantina. Os trabalhos duraram cerca de duas horas.
Muitos materiais plásticos, como garrafas PET e Pead já estavam separadas para a entrega e não foram atingidas. Por recomendação dos bombeiros, todo este material foi afastado para que o fogo não se alastrasse. O proprietário do local, amigos e funcionários fizeram a remoção do material, além do auxílio de duas pás carregadeiras da Prefeitura.
De acordo com Francisco Libero, a empresa possui 16 anos de existência e atualmente transporta material plástico e papelão para São Paulo, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Araçatuba e parte do Paraná.
Os bombeiros tiveram o cuidado de encharcar de água o material que possuía foco de incêndio, para não haver riscos de novos incêndios. Devido à existência de muito plástico no local, a fumaça é altamente tóxica e ainda será exalada pelos próximos dias.