Morador do Jardim das Palmeiras, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a reportagem para registrar reclamação a respeito da grande quantidade de sujeira em ruas do bairro, nas proximidades do Fórum e da EE 9 de Julho. A sujeira é resultado da grande quantidade de árvores no local que estão perdendo folhas e flores em decorrência da estação.
O munícipe alegou que a limpeza pública não está sendo realizada rotineiramente, dificultando a passagem dos pedestres pelas calçadas do bairro. Sem falar no perigo de um escorregão. Ele ainda se queixou que o material orgânico acumulado se espalha nas calçadas das residências próximas ao local e contribui com a disseminação do mosquito da leishmaniose. “Limpamos nossos quintais, mas não temos que arcar com a limpeza de órgãos públicos”, ressaltou o reclamante.
Em contato com o Fórum, a reportagem foi informada que a limpeza das calçadas é realizada diariamente, exceto nos finais de semana. De acordo com responsável pela administração do Fórum, existe um funcionário designado para a varrição, porém, diante deste período em que as flores e folhas caem o tempo todo é impossível que o local fique limpo o dia inteiro.
Com relação às calçadas da EE 9 de Julho, desde a gestão anterior, um funcionário da Secretaria de Agricultura foi cedido pela Prefeitura à unidade escolar para a limpeza diária dentro e fora da instituição, ficando sob responsabilidade da escola a organização da limpeza, afirmou o secretário da pasta, Antenor José de Oliveira Filho. Porém, a diretoria da escola informou que o funcionário realizava a limpeza apenas no interior da entidade.