A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou no dia 27 de junho, termo de cooperação para aprimorar o serviço voluntário no programa Escola da Família. A parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, responsável pelo projeto SP Voluntário, prevê também cursos à distância de gestão para educadores. Participaram do evento no Palácio dos Bandeirantes o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Henrique Almirates Júnior e a professora Rose Louback, do Centro de Projetos Especiais da Educação.
Atualmente, as 2,3 mil unidades de ensino contam com o trabalho espontâneo de mais de 12 mil pessoas aos fins de semana. Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Os interessados dedicam o tempo livre para auxiliar a promoção das atividades gratuitas voltadas aos alunos e a comunidade escolar, como por exemplo, aulas de dança ou oficinas de artesanato. Todos são supervisionados pela coordenação local do Programa.
Com a nova parceria, estão previstas para os próximos meses ações de capacitação para gestores de voluntariado (vice-diretores e professores coordenadores de núcleo pedagógico) e a entrega, em dezembro, de certificados para aqueles que trabalham de forma espontânea nas escolas da rede estadual paulista.
“O voluntário fortalece a participação da sociedade na educação. Ao reconhecer esse esforço espontâneo, incentivamos outros adeptos e ampliamos a nossa rede de atuação”, afirma Rose Louback.
SP VOLUNTÁRIO – O SP Voluntário, instituído pelo decreto nº 59.870/13, mantém ativo um cadastro extenso de voluntariado, associações e fundações que atuam em iniciativas dessa natureza no Estado. O programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas e também é ponto de referência de gestores públicos e programas realizados nos órgãos do governo de São Paulo.