A Secretaria Municipal da Saúde, através de seus coordenadores promoveu nos dias 3 e 10 de julho, o 2° Encontro Motivacional direcionado aos funcionários do Pronto Atendimento Médico Municipal e da Santa Casa de Tupi Paulista.
Conduzido pelo terapeuta ocupacional do Nasf, Reder Nantes Tsuji, o encontro teve como objetivo proporcionar aos profissionais momentos que possam expressar suas tensões e emoções reprimidas ocasionadas por situações impostas em seu cotidiano. “Todo sofrimento é uma construção humana. O sentimento de impotência que às vezes toma conta de nós, provém do fato de não compreendermos o que está acontecendo, e por isso,  passamos a ter medo de tudo e de todos”, afirma Reder. “Muitas vezes nos isolamos e ficamos bloqueados porque não dispomos de elementos que  nos  permitam pensar e refletir”.
Porém, o terapeuta pondera que: “a autoestima é a chave que nos possibilita sair dessas situações, aparentemente sem solução. Ela é a chave de nossa felicidade ou infelicidade. Ela encoraja ou desencoraja nossos pensamentos e sentimentos”.
Outro aspecto importante, segundo Reder, é que “quando se fala em autoestima, ela passa pela rede relacional familiar e contextual, ou seja, a consciência que se tem de si nasce de uma relação de comunicação com o outro. É dessa relação que nascem dois fundamentais questionamentos: quem sou? Do que sou capaz? montando dessa forma o autoconceito”, revela.
De acordo com a enfermeira Alvina Severino de Souza, coordenadora da atenção básica de saúde, esse trabalho vem de encontro às solicitações feitas pelos profissionais de saúde, especialmente aqueles que trabalham com pessoas em sofrimento físico e mental, tornando uma tarefa árdua para cada um. Ao longo dos dias, esses funcionários necessitam de apoio e compreensão do seu papel enquanto pessoa e cuidador.