A semana se encerrou com um lamentável saldo negativo. Nas rodovias, mortos e feridos, em decorrência de acidentes que poderiam ser evitados, caso houvesse maior cautela dos motoristas e acessos mais decentes para aqueles que pagam considerável taxa de IPVA (e outros tributos) e transitam por autênticos carreadores. Numa cidade da microrregião, dois incêndios de veículos que não apresentam qualquer resquício de acidentais.
Volúpia de arrecadar
O governo do estado de Mato Grosso do Sul, mesmo sem ter assumido – na plenitude – o controle da ponte que liga Aparecida do Taboado a Santa Fé do Sul (SP), sobre o rio Paraná, já sinalizou que vai construir uma praça de pedágio, no local. Breve, promove a licitação para que a cobrança seja iniciada no começo de 2015.
A vida como ela é
No primeiro semestre do ano, o ganho da caderneta de poupança ficou abaixo das expectativas de seus investidores. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período foi de 3,75%, enquanto a rentabilidade da aplicação foi de apenas 3,47%. Descontada a inflação, o investidor viu seu poder de compra diminuir 0,26% entre janeiro e junho de 2014, o segundo maior saldo negativo em 20 anos.
Gosto amargo
A Copa chega ao fim com festa de dois países visitantes e enorme frustração dos anfitriões que almejavam conquistar a primeira taça, no Maracanã. Para quem achou que a derrota para o Uruguai, em 1950, foi uma tragédia, a catástrofe de terça-feira atingiu contornos ainda maiores. Afinal, nunca um pentacampeão tomou uma lavada tão humilhante.
Recebi, li, repasso
A respeito dos últimos fatos, relacionados à seleção brasileira, um leitor enviou mensagem em que se comenta as implicações da eliminação precoce. “Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro!”
* E segue o texto: “Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando”!
*A mensagem termina assim: “Que amor à pátria é este! Já chega! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol! É isso ai! Falei”!
Sessão nostalgia
Em 1986, na final da Copa do México, a Argentina derrotou a Alemanha por 3 a 2, gols de Brown,Valdano e Burruchaga, cabendo a Rummenige e Voeller anotar para os germânicos. O treinador Carlos Bilardo escalou os platinos com Pumpido, Cuciuffo, Ruggeri, Brown e Olarticoechea. Batista, Giusti e Maradona. Burruchaga (Tronbiani), Enrique e Valdano. Arbitragem do brasileiro Romualdo Arpi Filho, já falecido.

andreo@portalregional.net.br