Os dias de jogos do Brasil durante a Copa de Mundo foram positivos em vendas para supermercados e bares de Dracena, mas para outro ramo de alimentação, nos restaurantes, o resultado não foi bom, com quedas acentuadas no comércio de refeições.
Segundo o gerente de um dos supermercados de Dracena, Gilberto Novaes, as vendas de carne para churrasco, cerveja, refrigerante, carvão, amendoim e pipoca de microondas aumentaram de 30% a 40%, em média, nos dias de jogos da seleção brasileira.
Na avaliação de Olair Montovanelli, também gerente de supermercado na cidade, os jogos do Brasil refletiram positivamente nas vendas. “O comércio de carne, bebidas, como a cerveja e produtos típicos da época (festas juninas), cresceram de 30% a 40%”, informou.
BARES – Nos bares em que torcedores se reuniam durante as partidas e após as vitórias da seleção brasileira para comemorações, as vendas também foram satisfatórias. “Cresceram 25% em média”, informou o proprietário de um desses estabelecimentos, Luciano Rodrigues.
Entre os produtos mais vendidos, Rodrigues aponta os espetinhos de carne, porções como batatas, cerveja, chopp e refrigerantes.
Segundo o empresário, o aumento nas vendas em dias dos jogos do Brasil compensou a queda no movimento nesse período de férias, nas faculdades em Dracena.
RESTAURANTES – Já para o setor de restaurantes, as vendas de refeições em dias de jogos da seleção não foram consideradas positivas. O fechamento do comércio mais cedo é um dos principais fatores, segundo os gerentes e proprietários.
“O saldo é negativo, com redução no movimento de até 50% nos horários dos jogos, uma das causas foram os churrascos realizados por familiares e grupos de amigos”, informou Ademilson Packer, gerente de um restaurante.
Proprietário de outro restaurante tradicional em Dracena, Antonio (Toninho) Pernomian, tem avaliação semelhante. Segundo ele, as vendas de refeições nos dias de jogos da seleção registraram queda drástica. “No sábado (5) no jogo contra a Alemanha que teve início às 17h, fechamos o restaurante às 14h25, devido o baixo movimento”, constatou.