A Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), analisa o Projeto de Lei 6733/13, do deputado federal Akira Otsubo (PMDB-MS), que autoriza o Governo Federal a instalar um campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Brasilândia (MS). O projeto ainda deve ser analisado pelas comissões de Trabalho; Administração e Serviço Público; Educação; Finanças e Tributação; Constituição e Justiça e Cidadania.
A intenção é que a instalação de uma unidade do IFMS no município contribua para o desenvolvimento econômico da região, por meio da qualificação profissional oferecida nos cursos do instituto. “A criação de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul em Brasilândia contribuirá de forma decisiva para promoção de um futuro melhor para os jovens, sobretudo, àqueles que não reúnem condições econômicas de custear a educação técnica particular”, diz o deputado Akira.
Em outubro de 2013, em Campo Grande (MS), o prefeito Jorge Diogo entregou ao então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pedido para a instalação de uma unidade federal de qualificação profissional em Brasilândia. O prefeito justificou a reivindicação dizendo que a cidade tornou-se fonte de mão-de-obra qualificada para grandes empresas da região e que uma unidade federal de qualificação facilitaria ainda mais a formação profissional dos cidadãos brasilandenses e da região.