Este mês, a Vigilância Epidemiológica junto ao Controle de Zoonose de Flora Rica, foram comunicados pela GVE de Presidente Venceslau, através de ofício do Instituto Pasteur, sobre o adiamento da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos 2014.
De acordo com o ofício, os fornecedores da vacina alegam a alteração nos cronogramas de entrega, ressaltando que os estoques existentes de vacina no Ministério da Saúde seriam distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco eminente de transmissão da raiva.
Diante disso, já que São Paulo não é área de risco, o município deverá adequar a realização da campanha para o 4º trimestre.
A agente de Controle de Zoonose de Flora Rica, Elenice Caetano ainda ressalta que, “vale reforçar, que o adiamento da campanha não se registre somente à Flora Rica, e sim, a todo estado de São Paulo, devido ao Ministério da Saúde não possuir atualmente, vacina antirrábica suficiente para todo o país e por não apresentarmos casos de raiva humana”, destacou.