A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos no município de Dracena continua mantida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para o mês de outubro.
O CCZ informa que até quinta-feira, 7, não havia recebido nenhum comunicado da Secretaria Estadual da Saúde (Instituto Pasteur), alertando sobre o adiamento da vacina em todo o estado de São Paulo.
“Estamos nos preparando normalmente, inclusive os agentes de zoonoses que irão trabalhar na campanha já receberam dose de reforço da vacina”, informa a agente de zoonoses, Patrícia Fernanda Adame.
Ela explica que a campanha está prevista inicialmente para os dias 11 e 12 de outubro, em um sábado e domingo, mas a data pode ser alterada para outros dias, mas o mês permanece.
“Não recebemos nenhum e-mail nos últimos dias, comunicando a necessidade de adiar a campanha, mas em abril fomos orientados (pela Secretaria da Saúde), que nos municípios com vacinação marcada para junho ou julho, a campanha deveria ser antecipada para antes da Copa, devido o risco de faltar vacinas, por isso agendamos para outubro”, explica Patrícia.
O CCZ informa que qualquer mudança de data, a população será comunicada. A previsão é que sejam vacinados na zona urbana, rural e nos distritos de Dracena, mais de 5 mil cães e gatos.
A suspensão da vacina no estado de São Paulo, deve-se, de acordo com o Instituto Pasteur, ao atraso pelos fornecedores da entrega das vacinas ao Ministério da Saúde. Os estoques serão distribuídos conforme critérios epidemiológico, nos locais de riscos de contaminação.