Na quinta-feira, 28, será realizada nas dependências das faculdades de Dracena, a campanha “Doe Vida, Doe Medula, Doe Com Fé” para doação de medula óssea. É idealizada pelo vereador Kielse Munis, a pedido de moradores. A coleta de sangue será na Unesp das 14h às 16h e na Fundec e Faculdade Reges, das 16h às 21h, através de profissionais do Hemocentro de Marília.
O objetivo é encontrar doadores compatíveis para pacientes portadores de leucemia em todo o País. O transplante de medula é a única chance de vida aos portadores da doença. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 54 anos, pode se tornar doador. A chance de encontrar uma medula compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) é em média de um para 100 mil pessoas.
Para a coleta será necessário apenas a apresentação do RG. Caso o doador seja compatível, a extração da medula poderá ser feita através da veia do braço ou por meio de punção no osso do quadril, neste caso, com anestesia. Se você já é doador atualize seus dados no site www.inca.gov.br/doador