A campanha “Doe vida, Doe Medula, Doe com Fé” para cadastro de doadores de medula óssea foi um verdadeiro sucesso e superou a expectativa de público pela organização. A mobilização aconteceu nessa quinta-feira, 28, na Faculdade Reges, Fundec e Unesp de Dracena.
Mais de 900 pessoas se cadastraram e agora podem ser a esperança de cura para milhares de portadores da leucemia em todo o País. A coleta foi realizada pelos profissionais do Hemocentro de Marília. A iniciativa foi do vereador Kielse Muniz, com colaboração do Plantão da Alegria, Igreja Presbiteriana, Secretaria da Saúde e ainda com os alunos das faculdades participantes que contribuíram no processo de divulgação da campanha.
Foram 98 coletas na Unesp, 386 na Fundec e 417 na Reges, totalizando 901 cadastros. Antes do término da campanha, foi necessário buscar 101 tubetes na Santa Casa devido ao grande número de doadores, onde todos também foram utilizados. Mesmo com um número significativo de doadores, um dos maiores entraves para doação de medula é a falta de informação, uma vez que, algumas pessoas têm medo e desconhecem o procedimento realizado. Se você já é doador atualize seus dados no site www.inca.gov.br/doador.
DOENÇA – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. Porém, a chance de encontrar uma medula compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) é em média de um para 100 mil cadastros.