A Associação de Proteção à Criança de Dracena, denominada “Casa da Criança” informa que o recurso financeiro na ordem de R$ 8.700, repassado à entidade no último dia 30 de junho pelo CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Dracena, proveniente de doações ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, com base no incentivo fiscal, foi destinado à compra de computadores para atividades educativa, cultural e lazer.
 A Associação é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 27 de fevereiro de 1962 por um grupo de amigos.
A execução das ações se dá por meio da instituição Casa da Criança de Dracena que tem por objetivo atender em regime de abrigo às crianças com idade entre 0 a 12 anos que estão em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, com seus direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
As crianças assistidas, muitas vezes, são vítimas de abandono, maus tratos, negligência entre outros. Os casos atendidos pela Associação de Proteção à Criança de Dracena são encaminhados e acompanhados pela Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.
O atendimento da instituição abrange os municípios de Dracena e Ouro Verde, e os distritos de Jamaica e Jaciporã. Entretanto, excepcionalmente, algumas vezes por solicitações diversas, são também abrigadas crianças de outros municípios que compõem a região administrativa.
Tem a capacidade de atendimento para 15 crianças, sendo caracterizado como Proteção Especial de Alta Complexidade – Abrigo.
Os atendidos recebem moradia adequada, alimentação, higiene pessoal, atendimento psicossocial, atendimento médico e odontológico, além de acompanhamento educacional.
Os dois princípios iniciais para o seu funcionamento dizem respeito à família, referindo-se à preservação dos vínculos familiares e à integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem.