Quem quiser descansar da rotina de parques de diversões e outlets de compras em Orlando encontra um refúgio totalmente diferente a apenas 30 minutos de lá. Trata-se de Winter Park, uma cidadezinha de 28 mil habitantes cheia de ruas arborizadas, galerias de arte, museus e parques, além de lojas e restaurantes charmosos.
Enquanto em Orlando e em outras cidades daFlórida tudo é grandioso e espalhado, em Winter Park as construções têm escala bem menor e estão mais concentradas, permitindo ao turista passear a pé pelas ruas de paralelepípedos.
Com ar europeu, a cidade foi fundada no século 19 por americanos ricos do norte do país. Na época, eles encontravam no local um refúgio mais cálido durante o rigoroso inverno em sua região natal – daí o nome Winter Park, que significa parque de inverno.
Hoje, a cidade ainda é habitada por muitos moradores de classe alta – e os preços dos estabelecimentos comerciais refletem esse poder aquisitivo. Vários restaurantes, lojas e cafés ficam na rua principal da cidade, a Park Avenue. Lá também está localizado o bar The Wine Room, famoso pelas máquinas para degustação de vinhos que o próprio cliente pode manusear depois de comprar crédito em um cartão magnético.
Ainda na Park Avenue fica o Charles Hosmer Morse Museum, que exibe a mais abrangente coleção de obras do americano Louis Comfort Tiffany, famoso por suas joias, abajures e janelas tipo vitral.
Outro museu da cidade é o Albin Polasek Museum and Sculpture Garden, dedicado ao trabalho do escultor tcheco Albin Polasek.
Uma das atrações mais populares entre os turistas é o Scenic Boat Tour, um passeio de barco de uma hora pelos lagos e canais de Winter Park que permite ter um panorama geral da cidade, incluindo suas mansões e jardins.
Ao longo do ano, a cidade tem ainda concertos ao ar livre e festivais, como o Festival de Cinema da Flórida e o Festival de Arte de Outono de Winter Park.