O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi) se reuniu na manhã de ontem, 31, no Creas, com representantes das entidades assistenciais para discutir a implantação do projeto “Viver sem Limites”, que tem como objetivo intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência com a instalação de rampas de acesso.
Na oportunidade, os conselheiros debateram a execução do projeto, os pontos do município que mais dificultam o acesso e aumento da qualidade de vida do deficiente.
Ainda neste mês, será iniciada a instalação de 274 rampas de acessibilidades com guarda-corpos (proteção de alumínio) em 18 ruas no município. A reunião contou ainda, com a presença de pessoas portadoras de necessidades especiais, entre elas, o conselheiro Cléber Rejani, que também apresentou suas sugestões.
O Comdefi foi criado no dia 24 de junho deste ano e esta foi à segunda reunião extraordinária do grupo.
FEDERAL – O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, foi lançado em 2011, pela presidenta Dilma Roussef, para implementar novas iniciativas e intensificar ações que já eram desenvolvidas pelo governo. O programa garante direitos, autonomia e, principalmente, oportunidade às pessoas com algum tipo de deficiência para que possam viver com mais liberdade e dignidade.