Devido a Semana Estadual de Mobilização contra a Leishmaniose, que ocorreu de 6 a 12 de agosto, o Controle Municipal de Zoonose junto ao Controle de Vetores e apoio da Prefeitura de Flora Rica, promoveu ação preventiva através de palestra realizada no dia 11, aos alunos do município, abordando os principais métodos para prevenção e erradicação da doença.
Durante a palestra foi apresentado vídeo aos alunos, esclarecendo sobre o contágio da doença, tanto para os cães quanto aos seres humanos, inclusive, reforçando as ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
A agente do Controle de Zoonose, Elenice, destacou a limpeza constante dos quintais como principal método preventivo, já que o acúmulo de folhas e demais entulhos contribuem para a proliferação do transmissor da doença. “Contamos com a colaboração da população para reduzir o criadouro do mosquito transmissor, e logo, os casos de cães infectados no município. Vale ressaltar, que para não apresentarmos casos de leishmaniose humana é necessário também, o auxílio da população, permitindo a coleta de sangue nos cães e em caso positivo, a autorização da eutanásia, já que não existe tratamento canino”, ressaltou.
O médico veterinário Carlos Batista também reforçou o trabalho da equipe, que com muito empenho e monitoramento de casa em casa, vem reduzindo o número de casos positivos no município. “Em 2011 a população canina infectada era de 18,80%, já em 2013 baixou para 12,88%. Encerrando os exames ainda este mês, esperamos para 2014 um decréscimo de 6% nos casos de cães infectados. Nosso objetivo é chegar em 2015 sem mais casos de leishmaniose canina no município”, explicou.