A primeira mobilização da campanha “Cerol Corta Vidas”, aconteceu no último sábado, 16, em Adamantina, e surpreendeu os organizadores pela grande adesão do público, principalmente por parte das crianças que entregaram espontaneamente diversas linhas com cerol.
A atividade começou na Praça Élio Michelloni, de onde os carros, motos e comunidade seguiram em carreata até o Campo do Marroco para as ações de conscientização e o Festival de Pipas com a população.
No local, foram passadas diversas informações ao público presente, através de depoimentos da comunidade, dos representantes da Polícia Civil, motoqueiros e Selar. Foram expostos cartazes estampando fotos de vítimas do cerol. Este conjunto de ações resultou em crianças entregando publicamente as linhas com cerol. Emocionada, a secretária de Esportes, Marlene Ribeiro, abraçou e parabenizou as crianças pela iniciativa. O material foi retido pela Polícia Civil.
“Muitos pais ou irmãos mais velhos passam para as crianças a cultura de soltar pipa. Esta questão é legal, tem que ser passado mesmo, mas do cerol não, tem que parar, não pode ser passado de geração para geração. É algo muito sério, que realmente pode matar pessoas. Isso tem que acabar, para que com o tempo ninguém saiba mais fazer o cerol e morra esta cultura de uma vez”, disse o investigador da Polícia Civil de Adamantina, André Luiz Sorrochi.
Na semana passada, a Campanha foi divulgada nas escolas de Adamantina e o presidente do Caveiras do Oeste Moto Clube, Márcio Zaparoli, acompanhou essa visita. “É assustador! A gente viu crianças de 4 e 5 anos que tem a receita do cerol. Eles sabem como faz, eles fazem, eles compram a linha ou quando não compram eles tem acesso à linha chilena, que já vem pronta pelos pais ou irmãos mais velhos. Tem que parar com a cultura do cerol na linha de pipa. Tem que ter a pipa, mas não o cerol”, relatou.
O motoqueiro disse ainda, “Nós, os motociclistas, somos o que mais sofremos com a linha do cerol. É um acidente traumático. Quando a linha corta, poucos conseguem se salvar”.
Em seguida, as crianças puderam se divertir no Festival de Pipas, que teve diversas premiações.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Adamantina e conta com a parceria da 2ª Companhia da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Grupo Caveiras do Oeste Moto Clube e FAI, e tem apoio de associações de bairros, entidades assistenciais e imprensa.