Com a presença de 1.056 universidades de mais de 30 países, o diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), professor Dr. Márcio Cardim, participou nos dias 28 e 29 de julho do 3° Encontro Internacional de Reitores Universia, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A Universia é a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa.
O evento, cujo lema “A Universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-América”, é o resultado de um processo participativo de mais de 20 meses de trabalho e atividades, desenvolvido por meio da internet, no qual mais de 100 mil universitários enriqueceram com as suas contribuições o debate presencial a respeito do Ensino Superior.
Fundamentado nas discussões sobre a análise do futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e a projeção no cenário internacional. O Encontro objetivou, entre outros pontos, fortalecer e confirmar a aposta de todos na modernização da universidade, e valorizar a importância da mesma como geradora de conhecimento econômico e social dos diferentes países.
Mediante os assuntos debatidos no Encontro, Cardim destacou o fortalecimento das ações da equipe diretora da FAI no que diz respeito à implantação de ensino a distância (EAD) e o início do processo de internacionalização. “A experiência foi muito válida, pois todos os assuntos discutidos já estão sendo colocados em prática em nossa instituição. Estamos com um processo de Ensino à Distância para ser protocolado no MEC ainda neste semestre, fazemos a captação de recursos por meio de projetos e vamos ampliar ainda mais. Ainda temos parceria com a Universia a fim de começarmos a internacionalização, para nossos alunos terem a oportunidade de se conveniarem a universidades estrangeiras”, ressaltou o diretor.
O diretor geral afirmou que pretende propor no próximo Encontro das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (IMES) um convênio global com universidades estrangeiras “para assim haver uma abrangência maior que possibilite esse intercâmbio”. E frisou ser importante instituir uma política na FAI de valorização do talento dos alunos: “Eles se sobressaem e projetam a instituição de uma forma muito interessante. Realmente precisam ser valorizados”.
A Universia, impulsionada pelo Banco Santander, através da sua Divisão Global Santander Universidades, é a rede de universidades mais importante do mundo, ao agrupar 1.290 universidades de 23 países, representando cerca de 17 milhões de universitários (docentes, estudantes e pessoal administrativo e serviços).