O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza uma operação para combater o crime desvio de recursos públicos na Prefeitura de São Jerônimo da Serra, no norte do Paraná, desde a manhã desta quarta-feira (6). Conforme o delegado Ernandes Cezar Alves, o crime era cometido através de licitações fraudulentas. Entre os investigados está o prefeito Adir dos Santos Leite (PSDB). Ele não tinha a prisão decretada, mas foi detido após assumir a posse de três armas ilegais. Dois filhos dele tiveram o mandado de prisão decretado e também foram presos.
De acordo com o Gaeco, até as 8h50, 18 mandados de prisão já tinham sido cumpridos. Outros 48 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e na sede da prefeitura são realizados. Entre os presos estão, além do prefeito e de seus dois filhos, secretários municipais, três vereadores, empresários e o responsável pelo setor de licitações da prefeitura, segundo o Gaeco.
A ação foi batizada de Sucupira. Oitenta policiais participam da operação. O Gaeco informou que as investigações começaram há cinco meses, após denúncias feitas ao Ministériio Público.