A primavera ainda nem chegou e as temperaturas não param de aumentar e chegam a ultrapassar a casa dos 30°C, em pleno inverno.
A estação climatológica do campus experimental da Unesp de Dracena registrou temperatura máxima, nos dias 3 de julho e 4 de agosto, de 33,2°C. Ontem, 11, a máxima foi de 32,4°C, às 15h23, com sensação térmica de 31°C.
Nesta semana, a previsão informa que o tempo deverá continuar seco em grande parte dos estados. Com a falta de chuvas, o risco de incêndio é elevado.
Os valores de umidade relativa do ar em muitas localidades deverão ficar abaixo dos 30%. É o caso de Dracena, que por volta das 15h30 de ontem, se encontrava em 23%, nem abaixo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde, cujo considerável é de 60%.
Segundo o site Climatempo, pancadas de chuva poderão atingir a região amanhã, 13. A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 27 de julho, com 6,6 milímetros.
Caso realmente chova, a previsão é de que a temperatura continue em alta, com uma leve oscilação na quinta-feira, 14, onde é esperada máxima de 21°C. A temperatura deverá voltar a subir no sábado, 16, retornando para a casa dos 30°C.
Quem acaba sofrendo com tanta mudança no clima são as crianças, idosos e portadores de doenças crônicas respiratórias. A dica é ingerir bastante líquido, principalmente a água, usar roupas leves, evitar comida gordurosa e exposição ao sol entre 11h às 16h.