Quase todos os municípios da região da Nova Alta Paulista estão dando o fim ao lixo coletado conforme prevê a lei federal que pede adequações aos lixões. Isso mostra que na região os lixões estão desaparecendo dando lugar aos aterros sanitários evitando que o lixo fique a céu aberto.

Lídia Regina Prota, gerente da agência da Cetesb em Dracena informou esta semana à reportagem que 90% dos municípios da região já têm aterros e se adequaram as regras da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Segundo ela, a avaliação feita nos aterros mostrou que os municípios em sua maioria estão bem e aterrando o lixo de forma correta.

Lídia afirmou que o aterro de Dracena encontra-se em situação razoável e a Cetesb enviará um ofício a municipalidade pedindo que providências sejam tomadas quanto a recobertura.

Apesar da oscilação que existe na avaliação que é feita uma vez por ano, Lídia garante que está tudo normalizado quanto à destinação final do lixo.

O prazo final da lei federal de Política Nacional de Resíduos Sólidos terminou no dia 2 de agosto e quem não cumprir as normas poderá sofrer sanções com pena de multa de até R$ 50 milhões, não recebimento de verbas federal e ainda responder por crime ambiental.
Antenor José de Oliveira Filho, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura afirmou que Dracena está dando destino final ao lixo conforme a lei exige.