O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou essa semana, o percentual de aposentados da microrregião de Adamantina, que mesmo recebendo o benefício, se ocupam com um ou mais empregos.
Ao todo, a microrregião de Adamantina possui 23.565 aposentados ou pensionistas, de instituto de previdência social e 21,89% possui algum trabalho.
Entre as cidades da região, Osvaldo Cruz chama atenção por apresentar 26,08% do total de aposentados nesta condição. Em seguida vem Adamantina, com 23,05%; Lucélia com 22,15% e Flórida Paulista 19,84%.
De acordo com o IBGE de Adamantina, as porcentagens apresentadas nestes municípios estão bem próximas da mesorregião de Presidente Prudente, que apresenta 22,27% de pessoas ocupadas.
Para o chefe da agência do IBGE de Adamantina, João Rodrigues, as causas dessas ocorrências são ligadas aos mais diferentes motivos. “O valor da aposentadoria ou pensão muitas vezes está aquém do necessário para a sobrevivência, o que faz com que as pessoas continuem no mercado de trabalho para complementarem seus rendimentos. Outra situação, é que as pessoas que se integraram no trabalho ainda adolescentes, passaram grande parte da sua existência ocupadas e não se identificam ou não se acostumam a deixaram de exercerem alguma atividade”, sugere ele.
Para Rodrigues: “A longevidade atual com mais de 74 anos, faz com que as pessoas com 60 anos ou mais de idade, se sintam em plenas condições de continuarem a exercer alguma atividade”, expõe.