De olho nas pessoas que ainda não têm celulares, a Microsoft anuncia nesta segunda-feira o básico Nokia 130, aparelho de US$ 25 – cerca de R$ 55 – que será vendido a partir de setembro na China, Egito, Índia, Indonésia, Quênia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Vietnã.
Com suporte a dois chips, o aparelho roda um sistema operacional da Nokia (Series 30+), não acessa à internet e conta com rádio FM, player de música e de vídeo e lanterna. A tela tem 1,8 polegada, e a bateria parece ser o destaque das configurações, com 1.200 MAh. Segundo a Microsoft, a carga dura até 36 dias em standby na versão dual-Sim.
O Nokia 130 oferece armazenamento expansível até 32GB por microSD, juntamente com função SLAM habilitada para bluetooth e conectividade USB, que facilita o compartilhamento de conteúdo digital sem precisar de conexão online.
“Estima-se que pelo menos 1 bilhão de pessoas em todo o mundo ainda não possuem telefone celular”, justifica Jo Harlow, vice-presidente corporativa da divisão de telefones da Microsoft. Segundo a companhia, este segmento de baixo custo atrai 300 milhões de consumidores por ano.