Adamantina receberá em setembro a Unidade Móvel do Via Rápida Emprego. Por trinta dias a carreta de 15 metros de comprimento, preparada com diversos equipamentos para a realização do curso de Produção Alimentícia, ficará instalada em frente à Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”.

Na manhã do dia 1º, a professora e arquiteta Márcia Simões Garrido Gonçalves, coordenadora de projetos e gestão de espaço físico do Centro Paula Souza, regional de Marília, vistoriou o espaço onde será instalado o equipamento e as dependências de apoio (banheiros) na Biblioteca.

No local foram aprovados e elogiados os itens necessários para a instalação elétrica, hidráulica e de esgoto para receber a Unidade Móvel. A vistoria foi acompanhada pelo coordenador do programa no município, José Aurélio Pieretti, e pelo servidor municipal Clóvis Donizeti Fiorentin.

O veículo faz parte de um investimento de R$ 31,6 milhões do Governo do Estado, que resultou na aquisição e preparação das carretas, que possuem área interna de 40 a 80 m² e são equipados com sala de aula, aparelhos e laboratórios que simulam as práticas profissionais. Cada unidade atende até 20 alunos por turma. Com duração de 80 a 100 horas, os cursos são ministrados em três períodos (manhã, tarde e noite) por professores do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, fundação estadual contratada pela SDECTI. Durante o período das aulas, os participantes recebem material didático.

INSCRIÇÕES – As inscrições são realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no município contemplado. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado.
A seleção é feita pela SDECTI, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.