Autoridades da Comarca de Pacaembu estiveram no dia 21 de julho na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reivindicando ao desembargador e presidente do TJ-SP, José Renato Nalini, a instalação da 2ª Vara Judicial na Comarca de Pacaembu.
A iniciativa da presente reivindicação partiu do presidente da OAB de Pacaembu, Alyson Miada, que solicitou apoio a Rodrigo Antonio Menegatti, juiz de Direito da Comarca, visando o agendamento de uma audiência junto à cúpula do Judiciário Paulista.
Durante a reunião conduzida por Nalini, os participantes afirmaram que a 2ª Vara já foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, bem como elencaram os motivos do pedido de instalação da 2ª Vara, tais como a vinda de mais dois Centros de Detenção Provisória que serão instalados brevemente no município de Pacaembu, além da existência na Comarca de três Penitenciárias Estaduais e duas unidades da Fundação Casa. Expuseram também que a Vara única da Comarca de Pacaembu atende atualmente a população dos três municípios da Comarca (Pacaembu, Irapuru e Flora Rica).
Relataram por fim, que a falta de espaço físico não será mais problema, pois as novas instalações do Fórum têm capacidade para abrigar até três Varas.
Já o desembargador e presidente do TJ-SP, José Renato Nalini, explanou as dificuldades financeiras que o Tribunal de Justiça tem atravessado ultimamente, bem como, a falta de servidores e magistrados. Por fim, acenou positivamente ao presente pedido e solicitou apoio aos prefeitos dos municípios de Pacaembu, Irapuru e Flora Rica no que tange a cessão de servidores dos quadros das Prefeituras para atuarem junto ao Judiciário local
Na mesma oportunidade, os alcaides manifestaram total apoio a solicitação, estando todos os presentes apenas aguardando as providências necessárias para a instalação da 2ª Vara Judicial na Comarca de Pacaembu.
Participaram da comitiva Rodrigo Antonio Menegatti, juiz diretor do Fórum da Comarca de Pacaembu; Alyson Miada, presidente da OAB de Pacaembu; Maciel do Carmo Colpas, prefeito de Pacaembu; Raul Antonio Pereira, presidente da Câmara Municipal de Pacaembu; Silvio Ushijima, prefeito de Irapuru; vereador Almir Costa de Oliveira, representando o presidente da Câmara Municipal de Irapuru; Paulo Rogério Florentino de Faria, prefeito de Flora Rica; Aderval Costa de Oliveira, representando o presidente da Câmara Municipal de Flora Rica; Willian Tiliaque, assessor da Prefeitura de Pacaembu; bem como Marcos da Costa, presidente da OAB-SP; Luiz Flávio Borges D’ Urso, conselheiro Federal da OAB; Afonso de Barros Faro Júnior, juiz Assessor da Presidência do TJ-SP; e, Paulo Bonfim, chefe de Gabinete da Presidência do TJ-SP.