A Prefeitura de Dracena está dando início ao processo de licitação para aquisição de relógios eletrônicos de frequência. O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Geni Pereira Lobo, é organizar o setor com acesso de informações à população dos nomes de médicos e os horários que estão atendendo.
“A licitação para compra dos pontos eletrônicos está em andamento pela Prefeitura, as escalas dos médicos estarão visíveis aos pacientes no PAM e em todas as unidades de saúde do município”, informa a secretária.
Geni Lobo ressalta que apesar de grande parte dos moradores já ter conhecimento dos médicos que trabalham no PAM e nos postos de saúde central (Takashi Enokibara) e nos bairros, a visibilidade do nome do profissional que está atendendo é uma informação importante aos pacientes e familiares.
MPF- A secretária acrescenta que até ontem, 26, não havia recebido a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), enviada às prefeituras de 34 cidades da região para disponibilizarem informações sobre a jornada dos médicos e dentistas que atendem as unidades de saúde municipal.
O prazo fixado pelo MPF para instalação e o funcionamento do registro eletrônico de frequência dos servidores públicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), é de 60 dias.
No mesmo prazo, deverão ser instalados em locais visíveis, quadros que informem aos pacientes de maneira clara e objetiva os nomes de todos os médicos e dentistas em exercício no dia, sua especialidade e horários de início e término de jornada de cada um. As recomendações do MPF estão ocorrendo em todo o país.
“Com base na lei de acesso à informação, essas ações foram recomendadas em face das recorrentes reclamações da população em relação à ausência de tais profissionais nos serviços públicos de saúde, com um controle absolutamente deficiente por parte do poder público”, informou o procurador da República em Presidente Prudente, Luís Roberto Gomes em entrevista ao jornal O Imparcial.