Ficou pré-definido o mês de setembro para início da qualificação de detentas do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. O acerto ocorreu nesta última semana, depois de reunião com os superintendentes da Funap, diretores da Fundec e do CEP/UME.
O encontro também teve o propósito de alinhar o formato do projeto de qualificação e apresentar os diretores da Funap.
A reunião contou com a presença do diretor de atendimento e promoção humana, Fernando Gomes de Moraes, que detalhou como serão conduzidas as atividades nas penitenciárias de todo o Estado e foram esclarecidos alguns tópicos do contrato que já foi assinado.
De acordo com o que ficou pré-estabelecido, a penitenciária de Tupi Paulista será a primeira a receber os cursos de camareira, atendimento, informática, costureiro e costura.
Ainda neste ano, serão percorridas as penitenciárias de São José do Rio Preto, com cursos de camareira e atendimento; Pirajuí, também com os cursos de camareira, atendimento e informática; São José dos Campos, Araraquara, Franco da Rocha, entre outras.
Serão ofertados cursos de formação iniciada nos eixos de gestão, negócios, hospitalidade, confecção, vestuário, informática e economia solidária. 
Cada curso terá duração de 60 horas e será ofertado pela unidade CEP/UME, mantida pela Fundec. O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas em privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. As detentas inseridas no programa receberão qualificação profissional em vários módulos.