A rivalidade entre Honda Civic e Toyota Corolla parece mesmo não ter fim. De olho na liderança do segmento, os sedãs médios das marcas japonesas chegam à linha 2015 com novidades. Enquanto o Corolla foi praticamente todo renovado, a nona geração do Civic (lançada por aqui em 2012) recebeu apenas retoques visuais e de acabamento para tentar assegurar a sua hegemonia na categoria.
Embora tenha sido o líder entre os sedãs médios em 2013, e no acumulado entre janeiro e maio deste ano, o Civic já começa a sentir a boa aceitação do novo Corolla pelo consumidor brasileiro. O modelo da Toyota fechou o último mês à frente do rival com uma diferença de pouco mais de mil carros (5.741 unidades contra 4.702 do Civic).
Para garantir o primeiro lugar entre os sedãs médios, a Honda apresenta a linha 2015 do Civic, que chega com alterações estéticas focadas em realçar a pegada esportiva do sedã para afastá-lo da fama de “carro de tiozão”, persistente no Corolla.
Por ora, as modificações estão apenas na versão intermediária LXR, que ganhou parachoque dianteiro redesenhado, grade frontal do tipo colmeia com barra cromada em formato de “U” e faróis de neblina redondos no lugar dos antigos que eram elípticos. As rodas de liga leve de 16 polegadas deram lugar a um novo conjunto de aro 17 com pintura escurecida e acabamento diamantado. Do lado de dentro, o acabamento cinza da parte superior do painel e das portas foi substituído por outro na cor preta. Há ainda a oferta de duas novas pinturas metálicas para a carroceria: azul Blue Denim e cinza Barium (R$ 1.100 cada). Com as alterações, a configuração ficou R$ 510 mais cara, chegando ao preço sugerido de R$ 75 mil.
Segundo a Honda, o facelift ficou restrito apenas ao Civic LXR por se tratar da versão mais vendida do sedã (corresponde a cerca de 60% do mix). A marca aposta tanto em consumidores mais jovens como em clientes mais “maduros”, que querem fugir do conservadorismo inerente aos compradores de sedãs médios – e principalmente aos donos de Corolla – para continuar líder da categoria.
A versão de entrada, a LXS equipada com motor 1.8, mantém o visual da linha 2014 e traz como novidade a tecnologia FlexOne, que elimina a necessidade do tanquinho de gasolina para a partida a frio. Os preços não sofreram alterações, partindo de R$ 65.890 com câmbio manual de seis marchas e R$ 68.890 quando equipada com a transmissão automática de cinco velocidades.
Já a variante mais equipada e cara, a EXR (atualmente oferecida por R$ 83.990), só contará com o novo visual a partir do segundo semestre. De acordo com a Honda, a configuração mais completa do Civic será apresentada apenas no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, após receber uma nova central multimídia que ainda está em fase de desenvolvimento. O modelo manterá os airbags laterais, teto solar e controle de estabilidade entre os itens de série.
Briga com o rival nas versões mais vendidas
O Carsale aproveitou o lançamento do Civic 2015 para compará-lo com o seu principal, e recém-renovado, adversário em suas configurações intermediárias. Vale lembrar que o Corolla das fotos é uma unidade da (caríssima) versão topo de gama Altis (R$ 92.990). As principais diferenças estéticas entre as duas variantes do Toyota são as maçanetas externas com frisos cromados e as luzes diurnas em LED. O que vale mesmo na disputa é o que Civic e Corolla têm a oferecer em suas versões mais vendidas.
Ambos são equipados com motores de 2.0 litros de 16 válvulas. Enquanto o propulsor do Civic LXR desenvolve 155/150 cv de potência (etanol/gasolina) e é associado a um câmbio automático de cinco velocidades, o do Corolla XEi (R$ 79.990) entrega 154/143 cv e funciona acoplado a uma transmissão CVT (continuamente variável) que simula sete marchas. As caixas dos dois sedãs contam com modo esportivo (realiza as mudanças de marchas a giros mais elevados para favorecer o desempenho) e borboletas para trocas no volante.
Os dois sedãs já se enfrentaram em outros dois comparativos. Confira na tabela abaixo os números de consumo e aceleração aferidos pelo tradicional teste Carsale-Mauá. Os resultados divulgados ainda são do Civic 2014 e servem apenas para efeito de comparação com os do concorrente, uma vez que na linha 2015 o modelo não sofreu alterações no conjunto motriz.