Mais de 700 adolescentes de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV em março e abril deste ano, deverão procurar o Posto de Saúde Takashi Enokibara, a partir de amanhã, 1º, das 8h às 16h30, para a aplicação da segunda dose.
A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira dose. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Após atingir as três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia. A recomendação é de que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos e estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir do ano de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade.
A vacina contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero, com eficácia de 98,8% contra a doença. A faixa etária foi escolhida porque nela a produção de anticorpos contra o câncer tem maior eficácia. A vacina não é terapêutica, sendo recomendada como uma medida preventiva e não curativa. Não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso de preservativos.
PRODUÇÃO NACIONAL – A vacina contra a HPV é fruto de uma parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório farmacêutico MSD. A instituição iniciou neste ano a primeira etapa de um processo de transferência de tecnologia que irá permitir, num prazo de cinco anos, a autossuficiência brasileira na produção da vacina.
DOENÇA – O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
SERVIÇO – O Posto de Saúde Takashi Enokibara (Postão) está situado à rua Espírito Santo, nº 135, bairro Metrópole. Mais informações pelo telefone (18) 3822-3151.