O Tiro de Guerra de Adamantina deu início essa semana a campanha “Atirador Doador: Doe sangue, doe vida”, em parceria com a Santa Casa por meio do Banco de Sangue.
A ação começou com os atiradores no último sábado, 23, e se estende à comunidade durante essa semana com intuito de coletar o maior número de tipos sanguíneos no município para suprir a necessidade do Banco de Sangue local.
A parceria tem dois pontos essenciais, segundo o chefe de Instrução do Tiro de Guerra, 2º tenente Ramires da Fontoura Cassuriaga. “Além das doações que é o ponto principal da campanha, outra é conscientizar os jovens atiradores da necessidade da doação, criando o dia “D” da campanha Atirador Doador, que repetirá anualmente na semana do aniversário do patrono do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), 25 de agosto, dia do soldado”, disse.
“Queremos agradecer ao senhor Jairo Gonçalves do Nascimento Júnior, administrador da Santa Casa de Adamantina, que se sensibilizou com a proposta da campanha, e ainda, disponibilizou o Banco de Sangue no sábado, que normalmente não funciona para coleta”.
Para doar sangue, é necessário obter cadastro no Banco de Sangue, que fica localizado ao lado do Pronto Socorro. O horário de atendimento ao público é das 7h às 11h.
A Campanha se encerra nesta sexta-feira, 29, mas as doações devem continuar ao longo do ano.
REGRAS E RESTRIÇÕES – Para doar sangue, basta ter entre 18 e 69 anos. Os menores de 18 anos deverão comparecer com um responsável identificado. Também é preciso ter no mínimo 50 quilos e ter se alimentado bem, no máximo, três horas antes da doação. Nesta alimentação o doador deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos.
É importante, também, que o doador não fume duas horas antes e duas horas depois da doação. Se o doador estiver com gripe, resfriado, com infecção ou febre, não é possível fazer a doação. O mesmo impedimento se aplica a quem teve hepatite após os 11 anos ou realizou endoscopia há menos de seis meses.
Gestantes ou mulheres em fase de amamentação também estão impedidas de serem doadoras. Na hora da doação é preciso estar portando um documento de identificação com foto e informar o endereço completo.