A Secretaria de Saúde de Adamantina, atendendo a determinação da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Paulo, passa a disponibilizar doses da vacina contra a gripe Influenza para toda a população do município.
Professores e funcionários administrativos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas serão convocados para irem até as unidades de saúde para tomarem as vacinas.
A campanha contra Influenza teve início no dia 22 de abril e imunizou 9,5 milhões de pessoas. Dentre os grupos prioritários, a ação atingiu cobertura vacinal de 82,1%. A ampliação da campanha de imunização, também para a demanda espontânea, ocorre após ter alcançado a meta de 80% de imunização dos grupos prioritários.
A vacina contra a gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e até mesmo os óbitos. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações do Influenza.
Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como, a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.