As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) se fizeram presentes na ExpoVerde 2014 não apenas com o estande de divulgação de seus cursos, projetos e vestibular, mas, também com a participação de alunos do curso de Medicina Veterinária no atendimento e garantia do bem-estar dos animais expostos no evento.
“Nós garantimos o bem-estar animal e, se tiver alguma modificação clínica de comportamento desses animais, nós atuamos de forma preventiva para que não se desenvolva uma doença mais grave. Também fomos convidados a participar junto ao rodeio, estando presentes no recinto para que, se alguém questionar o bem-estar animal, orientarmos mediante a lei para garantir que isso seja preservado”, explicou a Profª. Drª. Sandra Gabaldi Wolf.
Os alunos são divididos em três turnos (nos períodos matutino, vespertino e noturno) de aproximadamente 28 alunos cada um a fim de realizar visitações às estruturas para conferir o trato, a alimentação e as condições clínicas dos animais ali presentes. Praticamente 200 alunos do curso devem participar das atividades até hoje, 7.
“É uma experiência diferente, que traz muito benefício para nós estudantes e onde a gente sai da sala de aula e coloca em prática o que aprendeu lá. Isso aprimora muito os nossos conhecimentos porque a gente assimila aqui o que aprendeu em sala de aula e é uma oportunidade que a FAI dá pra gente”, disse Ornella Francio, aluna do 4º termo do curso.
E essa experiência prática é o diferencial para o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que já estão próximos de concluir o curso. “Lá na sala de aula a gente atende o animal já com a doença [pré-identificada] e aqui, como o animal é trazido para a exposição, às vezes esse animal tem alguma doença e o proprietário nem sabe e temos que fazer os exames físicos e identificar”, declarou Vitor Soares, aluno do 8º termo.